05 dicas para ter um home office

Ter um home office pode parecer uma tarefa árdua. A verdade é que nosso lar oferece uma série de distrações ~ bem tentadoras, diga-se de passagem ~ que podem se tornar inimigas da produtividade. Vamos te mostrar a seguir que com organização e disciplina é possível SIM ter uma rotina positiva trabalhando em casa.

01- Separe um espaço de trabalho

 

 

A primeira dica tinha que ser também a mais importante! Trabalhar em casa não é sinônimo de passar o dia de pijama, deitado na cama com o notebook no colo. Ter um espaço destinado ao trabalho é fundamental para diminuir as distrações. Pode ser uma mesa no seu quarto, na sala, ou até na sacada – se você tiver mais espaço, monte seu próprio ambiente. O importante é que você coloque uma roupa adequada, organize suas atividades e reserve um tempo para executá-las como se estivesse em um escritório.

 

 

02- Luz natural

 

 

Certifique-se de que o ambiente esteja adequado para o seu trabalho. É ideal que seja bem iluminado, com ventilação apropriada e conforto, já que você passará muitas horas ali. Nada pior do que trabalhar em um lugar que não te inspira, né?

 

 

03- Torne o ambiente funcional

 

 

Pense em todos os instrumentos que você precisa para executar suas tarefas. Pensou? Então, eles devem estar à mão para quando você precisar deles. Nada de ficar saindo toda hora para buscar uma caneta, um papel ou um grampeador. Aqui a lei é funcionalidade! Quanto menos você sair do seu espaço, menos você se distrai.

 

 

04- Mantenha-o sempre organizado

 

 

O título já diz tudo! Um ambiente bagunçado, onde você vai gastar horas procurando uma coisa, não é nada legal! Tire um tempinho para limpá-lo e se livrar de tudo que não é extremamente necessário para o seu dia-a-dia – cadernos antigos, livros em excesso, papéis e anotações que você nem sabe o porquê de estarem ali podem ser guardados em outro lugar. Lembre-se: um ambiente bem organizado vai te ajudar E MUITO a focar mais no seu trabalho.

 

 

05- Converse com quem mora com você

 

 

Podem surgir durante o expediente, convites para assistir a um filme, fazer tarefas diárias, ir ao supermercado, entre outras coisas. A última dica é: converse com quem mora com você! É importante que sua família entenda que, apesar de estar em ambiente doméstico, você está em horário de trabalho. Por isso, você não deve ser interrompido a não ser por motivos de extrema importância.

 

 

Por fim… Lembre-se porque você começou!

 

 

Deixe uma resposta