Guia completo de como decorar gastando pouco

Decorar sua casa não precisa ser um processo doloroso para o seu bolso. Com criatividade, é possível deixá-la com a sua cara sem extrapolar seu orçamento. Quer saber como?

Do It Yourself (faça você mesmo)

Esta é uma regra de ouro quando se fala em decoração de baixo custo. Seja restaurando um móvel antigo, pintando a própria parede, reciclando objetos… Com criatividade e disposição, você consegue economizar até 50% do seu orçamento. Venha descobrir!

 

   ♦ Fazendo seus próprios pôsteres

Existem alguns sites como o Freepik que disponibiliza imagens grátis com licença para uso pessoal e comercial. Basta você pesquisar pelo tema que gostaria, escolher uma resolução adequada para impressão e pronto!! Você pode imprimir em papel fotográfico na sua própria impressora (dependendo do tamanho) ou em uma gráfica. Veja as resoluções ideais para cada tamanho de impressão:

Quadros de 10×15 cm > resolução de 1.800 x 1.200 pixels

13×18 cm > 2.100 x 1.500 pixels

15×21 cm > 2.500 x 1.800 pixels

20×30 cm > 3.600 x 2.400 pixels

Depois é só procurar uma moldura bonita e pendurar na sua parede!

 

 

> Se você mora de aluguel e não pode fazer furos na parede para pendurar os quadros, confira o nosso post sobre Como decorar apartamentos alugados aqui no blog.

 

   ♦ Restaurando móveis

Para quem quer renovar um ambiente da casa sem comprar móveis novos, dê uma pesquisada no Google e no Youtube que você vai encontrar uma infinidade de vídeos com o passo a passo para restaurar móveis antigos. Você só terá que comprar alguns produtos e ter um pouquinho de disposição para colocar a mão da massa. Mas vai por mim, no final vale muito a pena!! Além de ter um móvel novinho em folha, você vai dar mais valor ainda à ele.

 

 

   ♦ Reciclando garrafas de vidro e latas de alimentos

Nada de jogar fora aquela lata de achocolatado, de leite em pó, aquela garrafa de vinho, ou de refrigerante. Você já viu as coisas lindas que dá para fazer com elas? Desde arranjos de flores, porta lápis, porta papel higiênico, até luminária. Veja o resultado de alguns trabalhos super fáceis de fazer:

 

 

   ♦ Paletes e caixotes de feira

Sabe aqueles caixotes de madeira que os feirantes usam para transportar frutas e verduras? Você já reparou quantas delas ficam jogadas na rua quando a feira acaba? É a hora de correr lá e pegar o que você conseguir! Escolha as mais novinhas que você não terá que fazer quase nada para restaurá-las. Depois, é só usar a imaginação e Voilà!

 

 

Jogo de molduras

Pegue vários porta retratos de tamanhos diferentes (tem até de R$1,99), revele fotos com a família e os amigos e crie composições incríveis na parede. Uma dica: coloque todas as fotos em preto e branco ou sépia, o resultado fica ainda melhor, pois cria uma identidade e traz maior leveza para a decoração.

 

 

Não precisa seguir uma forma específica, vá colocando aleatoriamente do jeito que seu coração mandar! Mas aqui vão algumas ideias de como organizar os quadros:

 

 

Roupa de cama nova

Quando você pensa no seu quarto, o que vêm à cabeça? Sua cama, certo?! Por isso, quando o assunto é nosso ambiente de descanso, vale a pena investir em roupas de cama novas! O mercado está repleto de opções em conta e pode acreditar que vai fazer uma super diferença no ambiente. Vale também colocar travesseiros de diferentes tamanhos ou aquele xale que você não usa mais.

 

 

Não dá vontade de deitar?!

 

Mais cor por favor!

Seja nas paredes, nas almofadas, nos quadros, no tapete, nos móveis… Olhe o tanto de coisas que você tem em casa que pode trazer um pouco de cor! Elas personalizam os ambientes, deixam eles mais alegres e decorados. Use ~com moderação~ e veja uma nova casa.

 

 

Adesivo

Os adesivos estão sendo cada vez mais usados para substituir papeis de parede e revestimentos. Além de mais baratos, são fáceis de aplicar, limpar e estão disponíveis em diversas cores, estampas e texturas. Você também pode criar seus próprios desenhos com eles. Está esperando o que para usá-los em sua casa?

 


 

Pintura com desenhos

Não quer usar adesivos? Você tem estas outras três opções:

♦ Pegue nossa querida fita crepe, faça desenhos na parede da forma que preferir, pinte tudo e tire a fita em seguida.

♦ Você também pode fazer carimbos em formatos e desenhos diversos e ir aplicando do seu jeito.

♦ Ou ainda, imprima alguns moldes da internet e use na hora de pintar a parede.

Os resultados ficam lindos!! Confira:

 

 

Parede de lousa

A tinta de lousa é simplesmente uma tinta com cor bem escura (normalmente preto ou verde) que pode ser lavada. Assim, você cria o mesmo efeito dos quadros negros da escola e pode desenhar, escrever versos, listas, o que quiser, apenas com um giz. Sabe o que é melhor? Ela fica ótima em qualquer ambiente da casa!

 

 

Está vendo? Decorar sua casa pode ser muito mais simples do que você imagina!

 

Deixe uma resposta