Como decorar apartamento pequeno

Apartamentos pequenos são um desafio à parte na hora da decoração. Porém, com planejamento e utilizando os itens certos, seu ambiente pode parecer muito maior do que ele é. Confira estes truques que realmente funcionam!

 

Espelho

 Espelhos grandes, principalmente os que ocupam uma parede inteira, criam uma imagem duplicada do ambiente fazendo-o parecer que tem o dobro do tamanho real. Para obter o efeito de forma mais eficiente, use-os nas paredes laterais, pois aumentam a sensação de amplitude.

 

 

Luz natural e cores claras

 Ambientes com alta luminosidade também criam a sensação de amplitude; por isso paredes com cores claras são ótimas para apartamentos pequenos, pois refletem mais a luz. Abuse do branco, cinza claro, bege e tons pastéis (se você gostar de cores vivas, use-as nos móveis e/ou objetos como almofadas e quadros).

 

 

Menos é mais

Quanto menos coisas ocupando espaço no ambiente, maior ele vai parecer. Deixe as circulações livres e bem definidas, use móveis menores, aproveite as paredes, e o principal, deixe o ambiente sempre muito organizado e limpo visualmente – o excesso de informação dá a impressão de ambiente bagunçado, fazendo-o parecer menor.

 

 

Tecidos suaves

Esta dica vale principalmente para as cortinas. Para fazer com que seu ambiente pareça maior, evite tecidos muito pesados e escuros. O ideal é que elas sejam da mesma cor das paredes e com tecidos mais finos como o voal. Também vale apostar nas persianas, que são menores e mais leves.

 

 

Listras

As listras, tanto as verticais como as horizontais, também são ótimas para dar amplitude. Elas alongam o ambiente e podem ser usadas nas paredes (papel de parede, pintura…) ou no chão (tapetes).

 

Móveis planejados

Móveis planejados são ideais para apartamentos pequenos, pois são projetados para aproveitar o máximo do ambiente, otimizando todos os espaços.

 

 

Gostou? Compartilha com a gente!

Deixe uma resposta