09 dicas para decorar apartamento alugado

É claro que paredes coloridas podem ser repintadas, furinhos de prego podem ser preenchidos… No entanto, as dicas a seguir são para facilitar na hora da mudança e evitar que você tenha que gastar um dinheirão ou um tempão “voltando” o apartamento ao original. Há outras formas de deixar sua casa personalizada sem precisar mexer na estrutura dela. Venha conferir estas dicas!!

01- Piso vinílico

 

 

O piso vinílico é ideal para quem quer dar uma cara nova para a casa sem substituir o piso existente. Isso é possível porque ele possui peças que se encaixam uma na outra, chamadas “macho e fêmea” que podem ser instaladas por cima do piso antigo – mas atenção: pisos de madeira e laminados têm que ser retirados, pois como são naturais, podem apodrecer e estragar o piso novo.

Há no mercado diversas cores e texturas (a mais comum é a que imita madeira), podem ser em régua ou placa, é de fácil aplicação e ideal para áreas internas da casa.

Atenção: há pisos vinílicos que são instalados com uma cola própria – estes estragam o piso existente, por isso temos que nos certificar de que ele é do tipo “macho e fêmea” de encaixe. Além disso, eles não podem ser molhados (um pano úmido já é suficiente para limpá-lo), por isso existem tipos próprios para áreas molhadas como a cozinha e o banheiro.

 

02- Papel de parede

 

 

Para quem não pode pintar as paredes do apartamento, o papel de parede é uma ótima opção. É de fácil aplicação, pode ser retirado depois e traz aconchego para o ambiente.

Há hoje uma série de estampas em diferentes cores e texturas, além das tridimensionais ou que imitam tijolo, concreto, ladrilho hidráulico… Podendo perfeitamente substituir os revestimentos e azulejos. A única exigência para sua instalação é que a parede esteja bem lisa, com finalização em massa corrida para um acabamento perfeito.

 

 

03- Abajur

 

 

Um bom projeto de iluminação é ideal para deixar sua casa mais funcional, bonita e aconchegante. Para quem não quer mexer na fiação elétrica já existente, há uma série de modelos de abajur que podem ser usados no chão, na mesinha de canto ou instalados na parede, substituindo pendentes e arandelas. A vantagem é que você pode deslocar quando quiser para renovar o ambiente e só precisam de uma tomada.

 

 

Olha que legal para disfarçar os fios da luminária…

 

 

 04- Tapetes

 

 

Os tapetes são peças coringa na decoração, pois podem ser usados em qualquer espaço e possuem diferentes formatos, estampas e tamanhos. Trazem aconchego, preenchem o ambiente e podem até disfarçar aquele piso que você não gosta. Uma ideia bacana também é combinar duas estampas ou cores, dispondo os tapetes juntos no chão – além de deixa-lo maior, dá pra criar composições incríveis! Para não ter erro, opte por cores neutras ou nas mesmas cores de algum item da decoração.

 

 

Fique atenta ao tamanho do tapete e à melhor disposição no ambiente. Veja algumas dicas de como colocá-lo no quarto:

 

 

05- Cortinas e persianas

 

 

As cortinas e persianas, assim como os tapetes, preenchem o espaço e trazem aconchego, pois filtram a entrada de luz no ambiente. Estão disponíveis em diferentes tecidos, modelos, texturas, pesos e cores, trazendo personalidade à casa. Utilize-as em ambientes de permanência prolongada para impedir a incidência direta do sol, como sala, quartos e escritório; para dar um charme a mais, podem ser utilizadas também na cozinha e nos banheiros.

 

 

06- Adesivo

 

 

Os adesivos, assim como os papeis de parede são ótimos para apartamentos alugados, pois trazem um toque de cor e personalidade ao ambiente sem modificar a cor original das paredes. Eles são fáceis de colocar e tirar e podem ser aplicados em qualquer superfície lisa, tais como paredes, armários, vidro, geladeira, azulejos e até no piso.

 

 

Pode ser utilizado ainda para delimitar um espaço, disfarçar imperfeições na parede e criar frases inspiradoras.

 

 

07- Quadros

 

 

Os quadros estão cada vez menores e mais leves, facilitando na hora de pendurá-los – hoje há diversas fitas dupla face que conseguem suportar até 15Kg de peso e dispensam o tradicional conjunto furadeira + parafuso + sujeira e buraco na parede.

Para evitar os indesejáveis furos têm-se adotado também os quadros apoiados na parede – em prateleiras atrás da cama, do sofá, ou nos móveis da casa.

É possível fazer um belo jogo de molduras, desenhos, pôsteres e fotografias, formando um conjunto que preenche a parede e cria desenhos super interessantes. Basta uma moldura bonita, uma bela imagem e pronto! Sua casa fica charmosa, moderna e personalizada.

 

 

08- Plantas

 

 

Em vasos, na garrafa, na parede, no chão, na mesinha […] quem não gosta de ter uma plantinha em casa?! Elas trazem vida e alegria para os ambientes, além de proporcionar melhorias significativas na umidade e na qualidade do ar que respiramos. Por isso são sempre muito bem-vindas em nossos lares, sejam eles alugados ou não.

É só escolher o tipo e o lugar certos que elas vão viver por muitos anos…

 

 

09- Móveis coringa

 

 

 

Móveis planejados são ótimos para personalizar e otimizar os espaços do apartamento. No entanto, quando falamos de apartamentos alugados, temos que ter sempre em mente que são espaços muitas vezes provisórios, no qual temos que aproveitar o máximo de coisas. Por isso, a última dica é comprar móveis coringa que você poderá levar com você aonde for.

Se quiser dar uma cara nova ao móvel, vale pintar, adesivar, laquear, personalizar do seu jeito! A vantagem é essa, o móvel é seu, e você poderá renová-lo quantas vezes quiser.

 

 

 

Está vendo? Decorar seu apartamento alugado pode ser mais simples do que você imagina!

Um comentário em “09 dicas para decorar apartamento alugado

Deixe uma resposta